quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como são as coisas...



Ontem, fui ao centro da cidade com a minha mãe e depois de fazer as coisas que estávamos programadas a realizar; fomos à um café fazer um lanche...
Na porta da lanchonete havia uma senhora bem velinha pedindo dinheiro. Minha mãe foi até a porta da lanchonete e a chamou para entrar, mas ela não quis. Disse que tinha comido um pastel há pouco. Estava frio, mas ao menos ela estava bem encasacada, porém, o fato que me indignou foi que minutos depois de ela negar um lanhe da minha mãe, uma moça saiu e ela pediu dinheiro novamente, e a mulher deu!
Fiquei tão indignada com aquilo porque sabia que certamente não seria para ela comprar comida aqueles centavos que ela ganhava de todos que passavam ali. Poderia ser para comprar bebida, droga ou sei lá o que mais. Tá, poderia ser para comprar leite para os netos, comida para família, mas acho muito pouco provável(e não é preconceito).
Aí, minha gente, é que entra a questão: dar ou não dinheiro aos pobres que pedem nas ruas? Porque ao mesmo tempo que sentimos pena e dó daquela situação, sabemos que muitos usam para meio ilícicitos, para prejudicar-se e prejudicar as pessoas, visto que quem compra droga, por exemplo, prejuda aos outros também.
Cabe agora a vocês darem suas opiniões e dizer o que pensam sobre o assunto.
Eu, nunca mais dou dinheiro para ninguém na rua, pois uma vez um menino me pediu para comprar leite, eu dise: vamos ali no mercado que eu te dou. Ele saiu me xingando de tudo que é nome e fugiu. Por isso, de mim, dinheiro não ganham mais. Querem pão, leite, um lanche, chamo pra dentro da padaria ou lanchonete comigo e dou o que quiserem; caso contrário, não.

2 comentários:

  1. Sei lá, depende! Não é sempre que dou dinheiro... quando vem pedir aqui em casa, geralmente dou mantimentos. Mas quando é na rua, não tenho como oferecer outra coisa, que não seja dinheiro (nem sempre eu tenho também, néan!?rs).
    Mas eu penso que a nossa parte foi feita, o que a pessoa que recebeu vai fazer com o dinheiro não me diz mais respeito. Eu doei com a melhor das intenções, dali por diante é a consciência dele que vai julgar. Eu prefiro estar sempre com a minha em paz!!
    "Fora da caridade não há salvação", embora a caridade não seja apenas doar coisas, dinheiro...negar auxílio a uma pessoa, eu não consigo!

    Beijooooo...

    ResponderExcluir
  2. Tu está certa Helô, mas eu fico com minha consciência pesada pensando que posso estar contribuindo para uma pessoa se matar aos poucos, sabe?
    Um vez veio um grui qui pedir se tinha alguma coisa pra dar, eu ei uma sacola cheia de pão...
    Quando saí na rua pra ver onde ele foi, ele tinha jogado todos os pãezinhos no meio da rua. Fiquei bem triste. Então, se tenho dou,não dinheiro, mas dou alguma coisa pra comer ali mesmo sabe, quantidades como antes vai depender muito.

    Beijos mil!

    ResponderExcluir